MENU

Av. Reinaldo Viana, 2.630 Caixa Postal 91
Bico da Pedra -39440-000
Janaúba - MG - Brasil

+55(38)3821-2756/1378

Projeto de Pesquisa em Andamento

PERFORMANCE AGRONÔMICA DE LINHAGENS-ELITE DE FEIJÃO-COMUM NO NORTE DE MINAS GERAIS

COORDENADOR: Prof. Abner José de Carvalho

 O Brasil é o maior produtor e consumidor mundial de feijão-comum (Phaseolus vulgaris L.). Minas Gerais é o segundo maior produtor nacional de feijão e a região Norte do Estado está entre as três maiores regiões produtoras de Minas Gerais. Apesar disso, a recomendação de cultivares para a região norte mineira ainda é baseada em ensaios conduzidos em outras regiões do Estado, com características edafoclimáticas bastante distintas. Assim, além do baixo nível tecnológico empregado na maioria dos plantios de feijão, a falta de informações a respeito de genótipos mais adaptados às condições regionais também contribui para a baixa produtividade regional da cultura.
Os Ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU) objetivam a determinação do valor intrínseco de combinação das características agronômicas da cultivar com as suas propriedades de uso em atividades agrícolas, industriais, comerciais e/ou de consumo. Esse tipo de ensaio é exigido pelo Serviço Nacional de Proteção de Cultivares – SNPC, tendo como finalidade fundamental estudar o valor agronômico (produtividade, resistência a pragas e doenças, qualidade, precocidade e outras características) de novas variedades de feijão em cada região de produção. Atualmente estes ensaios vêm sendo conduzidos em diferentes regiões de Minas Gerais, como a Zona da Mata, Sul de Minas e triângulo Mineiro. Contudo, na região Norte do Estado, estes ensaios vêm sendo conduzidos apenas em Janaúba, a partir do desenvolvimento de projetos de pesquisa, que começaram a ser conduzidos em 2011.
Desta maneira, este projeto tem o objetivo de avaliar linhagens-elite de feijão-comum dos grupos comerciais carioca, preto e grãos especiais (vermelho/roxo/jalo/rajado), obtidas nos principais programas de melhoramento da cultura no Brasil, nas condições do semiárido norte mineiro.
A condução destes ensaios representa excelente oportunidade para se identificar cultivares de feijoeiro mais adaptadas às condições do semiárido mineiro, o que poderá contribuir para o aumento da renda dos agricultores regionais.

Voltar

Copyright © 2011. Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Produção Vegetal no Semiárido (Mestrado)


Desenvolvido pela 4WAY Web Solutions