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CAMARGOS, Murilo César Osório. Adequação de força motriz em sistemas de irrigação no perímetro do Gorutuba. 2010. 78 p. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal no Semiárido) – Universidade Estadual de Montes Claros, Janaúba, 2010.
O presente trabalho foi realizado no município de Nova Porteirinha, Minas Gerais, mais precisamente no Distrito de Irrigação do Perímetro do Gorutuba, DIG, e cujo objetivo foi avaliar o carregamento de motores elétricos acoplados a bombas hidráulicas. As medições foram feitas em projetos de área empresariais e de pequenos produtores. Foi observado que nas medições feitas, principalmente de corrente elétrica, dos 10 motores avaliados, 8 apresentaram fatores de carregamento abaixo ou acima do ideal. Além da corrente de plena carga dos motores, foram medidas as potências ativas, aparentes, reativas, fator de potência e tensão de entrada com o uso de wattímetro alicate. De posse das medições e utilizando-se metodologia adequada, determinou-se o fator de carregamento, cujos valores obtidos foram: 51%, 65%, 66%, 74%, 102%, 103%, apresentando apenas dois motores com índices ideais de 91%, notadamente motores novos, em áreas empresariais. Foi feita a análise econômica de motores que apresentavam fator de carregamento inferior a 75%, utilizando-se como indicadores de rentabilidade econômica o valor presente líquido (VPL), a taxa interna de retorno (TIR), o índice de lucratividade (IL) e o período de payback TIR. A otimização do motor envolveu a comparação entre o motor- padrão em uso (MPu), a troca do motor atual por um motor de alto rendimento (MAr) e a troca por um motor de alto rendimento adequado à condição de carga (MArAd). Observou-se que a melhor rentabilidade foi obtida pela substituição do motor atual por um motor de alto rendimento adequado à condição de carga (MArAd) com valores médios dos três projetos avaliados apresentando VPL = R$ 18.056,77, TIR de 99,10%, IL = 632,33% payback TIR de 1 ano, 4 meses e 12 dias.
Driving power adaptation in irrigations systems in the Gorutuba perimeter
This work was carried out in Nova Porteirinha County, Minas Gerais State, Brazil, more precisely in the Gorutuba Irrigation District DIG, and aimed to evaluate the loading of electric engines coupled to hydraulic pumps. Measurements were made in the business area project and small farmers. It was observed that the measurements made mainly of electrical current from 10 engines evaluated, 8 had load factors whether below or above the ideal one. Besides the whole load current of the motors, were measured the active power, apparent, reactive, power factor and tension input with the use of wattmeter pliers. From the measurements and using the adequate methodology, its was determined the load factor, whose obtained values were: 51%, 65%, 66%, 74%, 102%, 103%, presenting only two engines with ideal index of 91%, notably new engines in a business areas. It was assessed economic analysis of engines that had loading factor less than 75%, using as indicators of economic profitability net present value (NPV), the internal rate of return (IRR), the profitability index (PI) and IRR payback period (PBP). The engine optimization involved comparison between the standard engine in use(SEu), the exchange of the current engine for a high yield engine (HYe) and the exchange for a high yield engine adequate to load condition (MArAd). It was observed that the best yield was obtained by replacing the current engine for a high performance engine adequate to load condition (MArAd) with medium values of the three projects evaluated presenting NPV = R$ 18.056.77; PI = 632.33%; IRR of 99.10%, IRR payback 1 year, 4 months and 12 days.