Polyana Danyelle dos Santos Silva. Mix de Bacillus spp. e adensamento promovem aumento no crescimento e na produtividade da bananeira

  • Version
  • Download 17
  • Tamanho do Arquivo 216.21 KB
  • Data de Criação 14/06/2021

SILVA, Polyana Danyelle dos Santos. Mix de Bacillus spp. e adensamento promovem aumento no crescimento e na produtividade da bananeira. 2020. 64 p. Dissertação (Mestrado em Produção Vegetal no Semiárido) – Universidade Estadual de Montes Claros, Janaúba, 2020.

A agricultura brasileira caminha em direção à sustentabilidade e o uso de espécies de Bacillus spp. apresenta grande potencial para a cultura da banana, porém, pouco se sabe a respeito da combinação de bactérias e seus efeitos sobre a cultura. Objetivou-se com o trabalho avaliar a influência da combinação de Bacillus spp. sobre o crescimento e produtividade da bananeira. No primeiro experimento avaliou-se a combinação das bactérias em mudas micropropagadas de bananeira. O experimento foi conduzido em casa de vegetação em esquema fatorial 4 x 2 + 1, sendo quatro isolados, duas formas de aplicação e um controle, com dez repetições. No segundo experimento, foi avaliado a aplicação de Bacillus spp. em diferentes densidades populacionais, visando a promoção de crescimento e produtividade. O experimento foi conduzido em área de cultivo de bananeira, no município de Nova Porteirinha–MG. O delineamento experimental foi em blocos casualizado em esquema fatorial 3 x 2 + 1, com três tratamentos de aplicação das bactérias, duas densidades populacionais das plantas + um tratamento adicional. A combinação dos Bacillus spp. promoveu crescimento significativo das mudas de bananeira ‘Prata Catarina’ (Experimento 1). O uso de diferentes densidades de plantas promoveu alterações significativas na altura, nos índices de área foliar e SPAD ("Soil Plant Analisys Development”) da bananeira. As bactérias promoveram alterações significativas no peso do cacho e a produção de frutos. A quantidade de plantas por área, associada às bactérias nas plantas proporcionou diferenças significativas no número de folhas emitidas e na produtividade do bananal, assim como possibilitou a alteração da adubação nitrogenada, sem afetar a produtividade da cultura. (Experimento 2).

Palavras-chave: Musa spp., Inoculantes agrícolas, Bioinsumos.

 

A tecnologia advinda desta dissertação está sob sigilo, descrita no Know-how n° 06/2020, intitulado “Composições contendo um mix de bactérias Bacillus spp. e seu uso para incremento no crescimento, produtividade e controle de nematoides em plantas, mais especificamente aplicável para bananeira”, registrado pela Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica – CTIT da UFMG, gerada em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros, que figura como cotitular da tecnologia em referência.

pt_BRPortuguese